1) Tradicional: é discreta e popular, ficando no pescoço do cão. Pode ser usada com guia nas caminhadas. É mais indicada para cães obedientes e tranquilos, que não puxam.
2) Enforcador: quando o cão puxa, a guia é tensionada e o colar diminui de tamanho, apertando o pescoço do cachorro. É usada como coleira de adestramento, porém deve ser usada com cuidado, para não machucar o pet.
3) Peitoral: é mais usada para cães de pequeno porte. Ela ajuda a preservar a região do pescoço, porém pode estimular o hábito do cão puxar a guia durante o passeio. Para evitar esse problema, existe uma versão peitoral anti-puxão.
4) Peitoral anti-puxão: perfeita para cães de médio e grande porte que puxam muito. Sem puxões. Possui engate frontal, fazendo com que o cachorro vire para o lado ao tentar te puxar. Também é indicada para adestramento. Ensina ao cachorro a andar ao seu lado, sem machucá-lo;
5) Coleira gentle leader (coleira de cabresto): parece uma focinheira, mas é usada para educar os cães que puxam muito durante o passeio.